Da educação à comunicação: um mapeamento da utilização do vídeo online em universidades portuguesas

Authors

  • Sílvio Correia Santos Universidade de Coimbra
  • Clara Almeida Santos Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS832014727

Keywords:

vídeo, ensino superior, internet, Portugal

Abstract

A utilização de conteúdos de vídeo online por Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal tem aumentado de forma evidente durante a última década. Extravasando a função inicialmente associada à aprendizagem, o vídeo foi progressivamente adotado como ferramenta de comunicação, num contexto marcado pela competição e pelas dificuldades orçamentais cada vez mais generalizadas. Este artigo procura explicar e contextualizar as condições tecnológicas e sociais, assim como as alterações no consumo mediático que permitiram a proliferação do vídeo na web, como forma de as IES potenciarem a captação de alunos e como ferramenta de comunicação de uma imagem diferenciada. Recorrendo a uma pesquisa que cruza dados de natureza quantitativa e qualitativa, este estudo identifica as tendências mais relevantes da criação e divulgação de vídeo na internet pelas universidades portuguesas, concluindo que se trata de uma prática generalizada, com uma grande variedade de formas de implementação, e frequentemente pouco estruturada.

Author Biographies

Sílvio Correia Santos, Universidade de Coimbra

Professor auxiliar convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Clara Almeida Santos, Universidade de Coimbra

Professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Downloads

Published

2014-09-04

How to Cite

Santos, S. C., & Santos, C. A. (2014). Da educação à comunicação: um mapeamento da utilização do vídeo online em universidades portuguesas. Observatorio (OBS*), 8(3). https://doi.org/10.15847/obsOBS832014727

Issue

Section

Articles