Da educação à comunicação: um mapeamento da utilização do vídeo online em universidades portuguesas
DOI:
https://doi.org/10.15847/obsOBS832014727Keywords:
vídeo, ensino superior, internet, PortugalAbstract
A utilização de conteúdos de vídeo online por Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal tem aumentado de forma evidente durante a última década. Extravasando a função inicialmente associada à aprendizagem, o vídeo foi progressivamente adotado como ferramenta de comunicação, num contexto marcado pela competição e pelas dificuldades orçamentais cada vez mais generalizadas. Este artigo procura explicar e contextualizar as condições tecnológicas e sociais, assim como as alterações no consumo mediático que permitiram a proliferação do vídeo na web, como forma de as IES potenciarem a captação de alunos e como ferramenta de comunicação de uma imagem diferenciada. Recorrendo a uma pesquisa que cruza dados de natureza quantitativa e qualitativa, este estudo identifica as tendências mais relevantes da criação e divulgação de vídeo na internet pelas universidades portuguesas, concluindo que se trata de uma prática generalizada, com uma grande variedade de formas de implementação, e frequentemente pouco estruturada.Downloads
Published
2014-09-04
How to Cite
Santos, S. C., & Santos, C. A. (2014). Da educação à comunicação: um mapeamento da utilização do vídeo online em universidades portuguesas. Observatorio (OBS*), 8(3). https://doi.org/10.15847/obsOBS832014727
Issue
Section
Articles