As Literacias e o Uso Responsável da Internet

Authors

  • Nelson Vieira ISCSP - UTL

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS222008112

Keywords:

Literacia, Literacia dos media, Literacia da informação, Literacia da Internet, Media literacy, Media education, Information literacy, Internet literacy

Abstract

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) assumem actualmente um papel cada vez mais central nas sociedades modernas, tornando imperativo o desenvolvimento das capacidades e competências indispensáveis para o seu uso. No seio dos discursos académicos e políticos, o conceito de literacia dos media tem vindo a alargar o seu foco tradicional sobre a imprensa e sobre os media audiovisuais para abranger a Internet e outros novos media. Por este motivo, existe hoje uma grande especulação relativamente às supostas novas formas de literacia, designadamente, a literacia da informação e a literacia da Internet. O presente artigo pretende, deste modo, dar resposta a este conjunto de questões fundamentais com as quais o público, os decisores políticos e a academia se vêem confrontados actualmente. Literacies and the Responsible Use of the Internet Information and Communication Technologies (ICT) have an important role in modern societies, becoming imperative the development of activities and skills necessary for its use. Within academic and policy discourses, the concept of media literacy is being extended from its traditional focus on print and audiovisual media to include the Internet and other new media. Due to this reason, there is currently great speculation as concerns new forms of literacy that are emerging, namely, information literacy and Internet literacy. The present article intends to answer this set of fundamental questions that the public, the decision-makers and the academy are facing today.

Author Biography

Nelson Vieira, ISCSP - UTL

Licenciado em Comunicação Social, variante de Jornalismo, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP/UTL), onde realiza actualmente a sua dissertação de mestrado sobre os conteúdos ilegais e lesivos da Internet e o seu impacto sobre os menores. Trabalhou durante três anos no Observatório da Comunicação (OBERCOM) como investigador na área da Regulação e Políticas Públicas e como investigador do Projecto “Media e Comunicações”, sedeado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP). Integra, actualmente, a equipa portuguesa do EU Kids Online (2006-2009), em curso em 21 países europeus, um Projecto financiado pelo Plano de acção europeu “Internet Mais Segura” da Comissão Europeia, sobre os usos da Internet, telemóvel e outras tecnologias em linha por parte de crianças e jovens. Ao mesmo tempo, desenvolve serviços de consultoria no âmbito do projecto Media Smart, programa de literacia da publicidade nos diferentes media dirigido a crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos, a ser implementado em escolas públicas e privadas por professores que voluntariamente adiram ao programa.

Downloads

Published

2008-05-26

How to Cite

Vieira, N. (2008). As Literacias e o Uso Responsável da Internet. Observatorio (OBS*), 2(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS222008112

Issue

Section

Articles