Agenda da mídia impressa brasileira durante o período eleitoral de 2010: a visibilidade dos temas políticos, sociais e de entretenimento

Authors

  • Emerson Urizzi Cervi Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal do Paraná - UFPR - Paraná - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS712013528

Keywords:

jornais impressos, eleições, agenda da mídia, opinião pública.

Abstract

Este artigo apresenta a análise dos temas que ganharam espaço e visibilidade na mídia impressa brasileira durante a campanha eleitoral de 2010. A preocupação com a formação da agenda da mídia parte do pressuposto de que os meios de comunicação são considerados como os principais mediadores entre os acontecimentos e leitores, principalmente oferecendo subsídios informacionais que podem ser usados como base para a formação da opinião pública. Para esta pesquisa foram coletadas todas as entradas de primeira página, durante o período eleitoral – julho a outubro de 2010 – de três jornais diários brasileiros de diferentes abrangências. Por meio da metodologia quantitativa de análise de conteúdo, a pesquisa permite observar quais os temas que mais apareceram na capa dos jornais, que é a página de maior visibilidade, identificando ainda o espaço que eles ocuparam, a abrangência das chamadas e os tipos formatos, comparando os resultados obtidos para os três periódicos.

Author Biographies

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais e do Mestrado em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Departamento de Comunicação/jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: ecervi7@gmail.com.

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Paraná - UFPR - Paraná - Brasil

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública da UFPR/UEPG e bolsista REUNI. E-mail: mimassuchin@hotmail.com.

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Published

2013-03-12

How to Cite

Cervi, E. U., & Massuchin, M. G. (2013). Agenda da mídia impressa brasileira durante o período eleitoral de 2010: a visibilidade dos temas políticos, sociais e de entretenimento. Observatorio (OBS*), 7(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS712013528

Issue

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