Parlamento midiático: análise da programação da TV Câmara do Brasil sob a ótica dos parlamentes, dos mediamakers e do público

Authors

  • Antonio Teixeira de Barros Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação e Treinamento da Câmara dos Deputados (CEFOR)
  • Cláudia Regina Fonseca Lemos Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação e Treinamento da Câmara dos Deputados (CEFOR)

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS13420191114

Keywords:

Mídia e parlamento. Televisão e parlamento. Comunicação política e televisão.

Abstract

Estudo sobre o uso da televisão pelo parlamento brasileiro, com base no exame da política de programação da TV Câmara, de 2010 a 2016. A pesquisa identifica quatro estratégias que a emissora emprega para ampliar as possibilidades de divulgação política: a transmissão ao vivo das sessões legislativas; a divulgação de informações políticas no formato de telejornal; a realização de debates e de entrevistas; e a produção de programas históricos, culturais e documentários. O artigo avalia os conteúdos sob a perspectiva dos mediamakers, dos parlamentares e do público. Mostra que os mediamakers defendem que a programação da emissora deve ser instrumento de promoção da transparência das atividades legislativas, do debate público e da cultura nacional. Já os deputados reivindicam maior atenção às suas atividades, inclusive bases eleitorais, enquanto o público destaca a função de monitoramento das atividades legislativas.

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Published

2019-12-05

How to Cite

Barros, A. T. de, & Lemos, C. R. F. (2019). Parlamento midiático: análise da programação da TV Câmara do Brasil sob a ótica dos parlamentes, dos mediamakers e do público. Observatorio (OBS*), 13(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS13420191114

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