O Jornalismo como agente da transparência pública no Brasil: A cobertura noticiosa no caso da Lei de Acesso à Informação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS14220201514

Keywords:

Jornalismo Político. Lei de Acesso à Informação. Transparência.

Abstract

A aprovação de dispositivos legais relacionados à transparência exigiu que instituições e agentes do Estado brasileiro passassem a tornar publicamente disponíveis informações de interesse dos cidadãos. Em tal contexto, a atuação do Jornalismo se mostra mais relevante tanto ao constranger a esfera política, quanto ao traduzir para a audiência o que significam os dados ora disponíveis. Este artigo tem como objetivo principal examinar a cobertura noticiosa dos jornais Folha de S. Paulo (FSP) e O Estado de S. Paulo (OESP) – dois dos periódicos de maior prestígio do país – sobre a Lei de Acesso à Informação (L..A.I.) durante os seis primeiros anos após a aprovação do dispositivo por parte do Congresso (de janeiro de 2012 a dezembro 2017). A intenção é investigar o conteúdo de matérias que mencionam a L.A.I. brasileira e, também, textos em que a lei foi utilizada como recurso para a obtenção de informações. A seção empírica examina 734 notícias por meio de Análise de Conteúdo quantitativa. A investigação descobriu que as coberturas de FSP e OESP empregaram a L.A.I. prioritariamente para a obtenção de informações a respeito de órgãos vinculados ao Poder Executivo Federal. Os resultados também apontam um aumento progressivo da utilização de tal ferramenta ao longo dos anos – o que indica que o Jornalismo brasileiro tem adaptado suas rotinas de produção às oportunidades oferecidas pelo quadro legal vigente.

Author Biographies

Paulo Ferracioli, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Comunicação pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE/UFPR). Bolsista Capes.

Francisco Paulo Jamil Marques, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). Integrante do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD), financiado pela chamada INCT - MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014. Pós-Doutor em Comunicação Social (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor (2008) e Mestre (2004) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Possui Graduação em Jornalismo (2001) pela Universidade Federal do Ceará, com certificado "Magna Cum Laude". Em 2006, realizou Estágio de Doutorando no Exterior na St. Louis University, Missouri, Estados Unidos (Department of Philosophy). Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE), registrado no CNPq. Foi Secretário-Executivo da COMPOLÍTICA (Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - Mandato 2013-2015). Foi coordenador do GT de Comunicação e Política da COMPÓS (2014-2016). Coordena o projeto de pesquisa "Internet, Participação e Representação Política", financiado pelo CNPq (Edital Universal - MCTI/CNPQ Nº 14/2012). Também coordena o projeto "O Jornalismo como 'espelho' do Jornalismo: Que imagem política a imprensa brasileira busca construir de si?", financiado pela Chamada CNPq/ MCTI Nº 25/2015, Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas). Realiza atividades como parecerista/consultor para a CAPES, CNPq, Plataforma SCIELO, FAPEMA, FACEPE, EDUFBA e para diversas revistas na área de Comunicação, Sociologia, Ciência Política e Interdisciplinar. Atua na área de Comunicação, Política e Tecnologia, examinando os seguintes temas: Democracia Digital, Jornalismo Político, Teoria Democrática, Deliberação Pública, Participação Políticae demais aspectos relacionados à Opinião Pública.

Downloads

Published

2020-06-02

How to Cite

Ferracioli, P., & Marques, F. P. J. (2020). O Jornalismo como agente da transparência pública no Brasil: A cobertura noticiosa no caso da Lei de Acesso à Informação. Observatorio (OBS*), 14(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS14220201514

Issue

Section

Articles