iPhone: pedaço de carne suculento
DOI:
https://doi.org/10.15847/obsOBS942015883Keywords:
Comunidades Virtuais, Marca Apple, Fetichismo Tecnológico, Comportamento do ConsumidorAbstract
Esta pesquisa objetivou identificar como a interação entre membros de uma comunidade virtual revela e influencia interesses e comportamentos acerca de um objeto tecnológico como o iPhone. Analisou-se, através de uma abordagem netnográfica, o tipo de cultura participativa presente no fórum on-line “Everythingicafe”, espaço dedicado à discussão sobre a marca Apple. Os resultados demostraram que na comunidade analisada os produtos da marca Apple adquirem um desmesurado valor simbólico, desafiam uma busca de status social e que a fidelidade à marca chega a configurar-se como devoção. Ademais, a participação em comunidades da marca, muitas vezes, testemunha o desejo de identificar-se com um determinado grupo, mesmo não possuindo os produtos dos quais se discute.Downloads
Published
2015-12-17
How to Cite
Baldi, V., & Costa, M. F. (2015). iPhone: pedaço de carne suculento. Observatorio (OBS*), 9(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS942015883
Issue
Section
Articles