A internet como mídia política nos países lusófonos: análise dos websites dos parlamentos de língua portuguesa

Authors

  • Antonio Teixeira de Barros Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação e Treinamento da Câmara dos Deputados (CEFOR)

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS1132017861

Keywords:

Websites legislativos. Mídias digitais. Mídia e parlamento.

Abstract

A informação e a interação se confirmam cada vez mais como elementos para dinamizar as relações políticas e a própria democracia. Com base nesse pressuposto, o objetivo do artigo é analisar como se dá o uso da internet pelos parlamentos dos oito países de língua portuguesa, considerando seu potencial de mídia política na atualidade. Os websites das casas legislativas foram monitorados com o propósito de mapear as informações oferecidas ao público e os canais de interação. Os resultados indicam maior investimento na divulgação de informações sobre o funcionamento, a agenda de trabalho e a atuação das instituições parlamentares. O levantamento registra baixa oferta de canais de interatividade e participação cidadã. Predomina, portanto, a lógica unidirecional da divulgação.

Downloads

Published

2017-09-28

How to Cite

Barros, A. T. de. (2017). A internet como mídia política nos países lusófonos: análise dos websites dos parlamentos de língua portuguesa. Observatorio (OBS*), 11(3). https://doi.org/10.15847/obsOBS1132017861

Issue

Section

Articles