De que falamos quando falamos de infoexclusão e literacia digital? Perspetivas dos nativos digitais
DOI:
https://doi.org/10.15847/obsOBS912015819Keywords:
Idadismo, Infoexclusão, Literacia Digital, Nativos Digitais, Teórico-PráticoAbstract
A infoexclusão e a literacia digital são temas presentes no debate científico devido ao acentuado progresso tecnológico. Neste trabalho qualitativo analisamos as perceções dos nativos digitais sobre esta problemática, nomeadamente as suas reflexões sobre a desigualdade digital entre jovens e séniores. Centro e trinta e cinco estudantes universitários responderam a várias questões abertas através de questionário. Os resultados apresentam uma visão tecnológica funcional ancorada em perceções idadistas. Apesar de os nativos digitais dominarem o uso das novas tecnologias, é fundamental expandirem o seu conhecimento teórico sobre a infoexclusão para que possa existir a compreensão necessária para uma aposta na literacia digital dirigida a todos os públicos.Downloads
Published
2015-02-06
How to Cite
Roberto, M. S., Fidalgo, A., & Buckingham, D. (2015). De que falamos quando falamos de infoexclusão e literacia digital? Perspetivas dos nativos digitais. Observatorio (OBS*), 9(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS912015819
Issue
Section
Articles