A praxis docente nos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da dialogicidade

Authors

  • Elizangela Tonelli - Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF Professora Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Espírito Santo, Brasil.
  • Carlos Henrique de Souza Medeiros Doutor em Comunicação pela UFRJ Professor Universidade Estadual Norte Fluminense – UENF. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Fabrício Moraes de Almeida - Doutor em Física (UFC) e pós-doutorado (DCR/CNPq). Professor / Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: dr.fabriciomoraes@gmail.com Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS912015818

Keywords:

Distance Learning, Written Communication, Teaching practice.

Abstract

Na Educação a Distância, o processo de comunicação é feito basicamente mediante a escrita em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA,s) por meio das ferramentas tecnológicas síncronas e assíncronas. Essas ferramentas são os elos entre professor e aluno que, quando usadas como ações motivacionais e afetivas, tornam-se um dos pilares que sustentam o sucesso dos cursos em EaD. O objetivo deste estudo foi identificar alguns aspectos da comunicação escrita dentro dos fóruns que comprometem a afetividade e a motivação do aluno, tendo em vista que esses fatores são considerados essenciais para aprendizagem. Com base nas teorias e nas análises dos recortes de diálogos ocorridos nos fóruns de dúvidas, conclui-se que, o professor que atua como tutor a distância não deve focar somente nas intervenções conceituais e reflexivas, mas também nas afetivas e que, essencialmente, o mais importante nesse processo é que as atividades pedagógicas, assim como a comunicação e a interação sejam permeadas pelo sentimento de acolhimento, respeito, simpatia e apreciação, além da aceitação e compreensão.

Author Biographies

Elizangela Tonelli, - Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF Professora Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Espírito Santo, Brasil.

Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF Professora Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Espírito Santo, Brasil.

Carlos Henrique de Souza Medeiros, Doutor em Comunicação pela UFRJ Professor Universidade Estadual Norte Fluminense – UENF. Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Comunicação pela UFRJ Professor Universidade Estadual Norte Fluminense – UENF. Rio de Janeiro, Brasil.

Fabrício Moraes de Almeida, - Doutor em Física (UFC) e pós-doutorado (DCR/CNPq). Professor / Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: dr.fabriciomoraes@gmail.com Universidade Federal de Rondônia - UNIR

- Doutor em Física (UFC) e pós-doutorado (DCR/CNPq). Professor / Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Brasil. E-mail: dr.fabriciomoraes@gmail.com LATTES - CNPq - Disponível no site: http://lattes.cnpq.br/5959143194142131

Downloads

Published

2015-02-06

How to Cite

Tonelli, E., Medeiros, C. H. de S., & de Almeida, F. M. (2015). A praxis docente nos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da dialogicidade. Observatorio (OBS*), 9(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS912015818

Issue

Section

Articles