A praxis docente nos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da dialogicidade
DOI:
https://doi.org/10.15847/obsOBS912015818Keywords:
Distance Learning, Written Communication, Teaching practice.Abstract
Na Educação a Distância, o processo de comunicação é feito basicamente mediante a escrita em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA,s) por meio das ferramentas tecnológicas síncronas e assíncronas. Essas ferramentas são os elos entre professor e aluno que, quando usadas como ações motivacionais e afetivas, tornam-se um dos pilares que sustentam o sucesso dos cursos em EaD. O objetivo deste estudo foi identificar alguns aspectos da comunicação escrita dentro dos fóruns que comprometem a afetividade e a motivação do aluno, tendo em vista que esses fatores são considerados essenciais para aprendizagem. Com base nas teorias e nas análises dos recortes de diálogos ocorridos nos fóruns de dúvidas, conclui-se que, o professor que atua como tutor a distância não deve focar somente nas intervenções conceituais e reflexivas, mas também nas afetivas e que, essencialmente, o mais importante nesse processo é que as atividades pedagógicas, assim como a comunicação e a interação sejam permeadas pelo sentimento de acolhimento, respeito, simpatia e apreciação, além da aceitação e compreensão.Downloads
Published
2015-02-06
How to Cite
Tonelli, E., Medeiros, C. H. de S., & de Almeida, F. M. (2015). A praxis docente nos ambientes virtuais de aprendizagem no contexto da dialogicidade. Observatorio (OBS*), 9(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS912015818
Issue
Section
Articles