Quando o conhecimento é um produto. Agentes transdisciplinares de mobilização do Conhecimento. Um estudo de caso

Authors

  • Filipa Martins Ribeiro Universidade de Aveiro, Edit on Web

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS12200772

Keywords:

gestão de conhecimento, transdisciplinaridade, empresas, Knowledge management, transdisciplinarity, entreprises

Abstract

A partilha e mobilização de conhecimento como estratégia de comunicação e de gestão de conhecimento é o tema deste artigo que tem como objectivo identificar mecanismos que possam ser disponibilizados por pequenas empresas para que conhecimento e aprendizagem se tornem úteis. Que características do conhecimento são importantes partilhar? Que factores podem influenciar os mecanismos de transferência de conhecimento a nível interno dentro de entidades I&D, das entidades I&D para sociedade e entre estes para a sociedade? Como gerir organizações de partilha de conhecimento? Com este trabalho e com a análise descritiva que fizemos dos mecanismos de transferência de conhecimento, concluímos que as ferramentas de gestão de conhecimento são os instrumentos utilizados pelos mecanismos de transferência de conhecimento, o que também a nível metodológico, vem mostrar que a própria transferência de conhecimento é, por si só, uma área transdisciplinar de configuração, também ela transdisciplinar, que transforma o conhecimento num produto. When knowledge becomes a product. Transdisciplinary agents of knowledge mobilization. A case-study. The allotment and mobilization of knowledge as a strategy of communication and knowledge management is the subject of this article. The aim is to identify mechanisms that can be placed by small companies so that knowledge and apprenticeship become useful tools. Which characteristics of knowledge are important to share? Which factors can influence the internal mechanisms of knowledge transfer within R&D institutions and between R&D institutions and society? How to manage knowledge based organizations? Through a descriptive analysis of knowledge transfer mechanisms, we conclude that the tools of knowledge management are the instruments used by the mechanisms of knowledge transfer, which shows that the proper knowledge transfer is, by itself, a transdisciplinary field that transforms knowledge into a product.

Author Biography

Filipa Martins Ribeiro, Universidade de Aveiro, Edit on Web

Filipa M. Ribeiro exerce funções de coordenadora editorial e de gestão de projectos no portal de cultura científica www.editonweb.com Licenciada em Jornalismo e Comunicação pelo Instituto Politécnico de Portalegre, tem Pós-Graduação em Jornalismo Médico e de Saúde pela Universidade Lusófona, em Lisboa, e em Genética e Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Possui um curso de especialização em Jornalismo de ciência pela Associação Brasileira de Jornalismo científico.Tem ainda formação profissional em gestão de projectos e gestão de conhecimento. Actualmente é mestranda em Comunicação e Educação em Ciência pela Universidade de Aveiro, instituição pela qual publicou o artigo “Existe uma Ciência Finissecular? A ciência na Ilustração Portuguesa e na Revista Occidente no último quartel do século XIX” e “Transdisciplinaridade e novas formas de conhecimento”. Outras publicações: A Cidade e as Serras: Literatura e Biodiversidade, Revista Brasileira de Jornalismo Científico, Junho de 2005; A informação flutuante na internet- análise do caso prático do Le Monde, 2003, Instituto Politécnico de Portalegre; Weblogue como meio privilegiado para o exercício do ombudsman em Jornalismo de Ciência, Revista Prisma, Outubro de 2006 (com apresentação de comunicação no 3º Encontro Nacional e 1º Encontro Luso-Galaico sobre Weblogues, Outubro 2006).

Downloads

Published

2007-09-28

How to Cite

Ribeiro, F. M. (2007). Quando o conhecimento é um produto. Agentes transdisciplinares de mobilização do Conhecimento. Um estudo de caso. Observatorio (OBS*), 1(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS12200772

Issue

Section

Articles