O papel dos sites de redes sociais nas estratégias comunicativas de organizações da sociedade civil de Salvador-Bahia-Brasil

Authors

  • Jussara Borges Universidade Federal da Bahia - Brasil
  • Bruna Lessa Universidade Federal da Bahia - Brasil
  • Lídia Oliveira Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS832014718

Keywords:

Redes Sociais, Organizações da Sociedade Civil, Comunicação, Salvador-Bahia-Brasil, Web 2.0, Participação política

Abstract

Os serviços Web 2.0 e, especificamente, as redes sociais on-line abrem novas oportunidades das organizações da sociedade civil estabelecerem comunicação com os vários atores desde os cidadãos até aos órgãos governamentais. Este artigo centra-se no estudo de 32 organizações da sociedade civil de Salvador-Bahia-Brasil, no sentido de compreender quais são as estratégias de comunicação utilizadas por estas organizações, consideradas como promotoras da participação política. Em cada uma foi realizada entrevista ao gestor, bem como observação sistemática da informação disponibilizada sobre a Organização, quer no seu espaço on-line (Windows 10 , site, blog, perfil em rede social etc.) quer fornecido aquando da entrevista. O uso dos sites de redes sociais pelas organizações da sociedade civil surge como uma estratégia de representatividade no que diz respeito à promoção de suas atividades e à mobilização em favor dos assuntos relacionados à organização e ao público a que se destina.

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Published

2014-09-04

How to Cite

Borges, J., Lessa, B., & Oliveira, L. (2014). O papel dos sites de redes sociais nas estratégias comunicativas de organizações da sociedade civil de Salvador-Bahia-Brasil. Observatorio (OBS*), 8(3). https://doi.org/10.15847/obsOBS832014718

Issue

Section

Articles