Concepções e significados do empreendedorismo social no Brasil e em Portugal: crise, performance e bem comum

Authors

  • Vander Casaqui Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo - PPGCOM-ESPM, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS822014701

Keywords:

Social entrepreneurship, discourse, work, communication, consumption.

Abstract

Este artigo tem como enfoque os significados culturais dos empreendedores sociais, em pesquisa comparativa entre Brasil e Portugal. Trata-se de parte de investigação mais ampla de pós-doutoramento, que objetiva compreender como os cenários sociais, o clima midiático e as situações econômicas influenciam a atribuição de valor e a produção de significados a esse ator social que vem unir duas facetas do capitalismo (o papel do empreendedor e a defesa da “economia social”), apontando para uma síntese que busca lugar nas projeções futuras do mundo do trabalho. Nesse sentido, analisamos o papel do empreendedorismo social na cooptação de quadros e na emergência de utopias planetárias enquadradas no sistema capitalista. O estudo envolve levantamento conceitual a partir da investigação realizada e análise dos discursos de organizações e projetos de empreendedores sociais, conforme a proposta teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa.

Author Biography

Vander Casaqui, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo - PPGCOM-ESPM, SP, Brasil.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo, ESPM, São Paulo, Brasil. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005), com pós-doutorado pela FCSH-UNL (jan. a jun. 2013), financiado com bolsa da CAPES-Brasil (processo nº 10542-12-4).

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Published

2014-06-03

How to Cite

Casaqui, V. (2014). Concepções e significados do empreendedorismo social no Brasil e em Portugal: crise, performance e bem comum. Observatorio (OBS*), 8(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS822014701

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