Rumores do fim do mundo e o papel dos media. O caso de 21 de Dezembro de 2012

Authors

  • Ana Margarida Sena ISCTE - IUL

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS722013653

Keywords:

myth, rumor, media, internet

Abstract

Provavelmente a mais mediatizada data sobre o fim dos tempos foi a recente “profecia” de 21 de dezembro de 2012. Hoje em dia os rumores espalham-se rapidamente e globalmente. Os meios de comunicação social funcionam como acelerador, e acabam por legitimar este tipo de fenómenos. Trata-se de um caso que nos faz meditar sobre a noção de “fim dos tempos” e sobre os desafios de uma sociedade em mutação. Permite-nos também debruçar sobre o papel dos meios de comunicação na propagação dos rumores e os seus efeitos.

Author Biography

Ana Margarida Sena, ISCTE - IUL

Degree in International Relations (ISCSP Lisbon University), Master in Cultural Management (Universitat Internacional de Catalunia) and currently studing Master in Communication, Culture and Information Technologies (ISCTE)

Downloads

Published

2013-06-26

How to Cite

Sena, A. M. (2013). Rumores do fim do mundo e o papel dos media. O caso de 21 de Dezembro de 2012. Observatorio (OBS*), 7(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS722013653

Issue

Section

Articles