A notícia líquida na nova ecologia midiática

Authors

  • Anelise Rublescki Universidade Federal de Santa Maria (Brazil)

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS722013646

Keywords:

jornalismo, notícia, notícia líquida, webnotícia

Abstract

O artigo repensa o próprio conceito de notícia na sociedade líquida, convergente e midiatizada. Evidencia que a nova ecologia midiática desequilibra o clássico binômio produção-recepção de notícias verticalmente mediadas por jornalistas e transfere a tônica para a circulação. Já não basta publicar: as notícias precisam ser filtradas pelos interagentes, reelaboradas, recomendadas para as redes sociais das plataformas digitais. Ao longo do processo, a notícia adquire um duplo estatuto: o enunciado no seu local de postagem inicial e os fluxos que se estabelecem entre os plurais espaços que se inserem no circuito da notícia online. O somatório desses fluxos resulta na caracterização da notícia líquida. Metodologicamente, trata-se de um trabalho de cunho teórico-analítico, a partir de revisão da literatura.

Author Biography

Anelise Rublescki, Universidade Federal de Santa Maria (Brazil)

Post-doctoral researcher (Federal University of Santa Maria - Brazil). Ph.D. in Communication (Journalism). Journalist. Capes and Fapergs. anelise_sr@hotmail.com

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Published

2013-06-26

How to Cite

Rublescki, A. (2013). A notícia líquida na nova ecologia midiática. Observatorio (OBS*), 7(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS722013646

Issue

Section

Articles