Jovens e escolhas vocacionais em magazines informativos portugueses (2000-2008)

Authors

  • Cristina Ponte CIMJ, FCSH-Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS642012624

Keywords:

Jovens e media, representação mediática, magazines, análise de imprensa, emprego

Abstract

Este artigo caracteriza o tratamento jornalístico de matérias relacionadas com jovens (15-35 anos), as suas escolhas vocacionais e a sua situação perante o trabalho em três revistas generalistas de grande expansão, entre 2000 e 2008. Como enquadramentos, apresenta as características deste jornalismo de revista, na sua dimensão de proximidade e de aconselhamento ao leitor, por um lado. Por outro, caracteriza o contexto português com uma atenção aos valores relacionados com emprego e experiência laboral, nesses anos. A escolha de revistas orientadas para leitores onde se destacam leitores do sexo feminino e a atenção ao tempo longo permitiu contrastar discursos entre as revistas seleccionadas: a continuidade da atenção à mobilidade e ascensão social, na revista de cariz popular; a súbita consciencialização do problema do desemprego juvenil quando passou a afectar “os seus filhos”, educados e com formação superior, nas revistas orientadas para leitores de classes médias.

Author Biography

Cristina Ponte, CIMJ, FCSH-Universidade Nova de Lisboa

FCSH, New University of Lisbon

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Published

2012-12-29

How to Cite

Ponte, C. (2012). Jovens e escolhas vocacionais em magazines informativos portugueses (2000-2008). Observatorio (OBS*), 6(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS642012624

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Articles