Radiodrama em São Paulo: A História de Zé Caolho, de Dias Gomes

Authors

  • Eduardo Vicente Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS712013623

Keywords:

Radiodrama, Radio, Dias Gomes, radio language, Bandeirantes Radio, Brazilian Radio History

Abstract

Este texto busca analisar a minissérie radiofônica “A História de Zé Caolho”, de Dias Gomes, veiculada pela Rádio Bandeirantes em 1952. Trata-se de uma produção em quatro episódios, com duração total de pouco mais de 22 min. A análise dessa produção, feita a partir de uma gravação obtida junto ao CEDOM, Centro de Documentação e Memória da Rádio Bandeirantes, visa tanto ilustrar o que parece ter sido um processo de politização da estética radiofônica, vinculado à efervescência cultural e política que marcou as décadas de 50 e 60 no Brasil, quanto demonstrar o nível de elaboração então alcançado pela linguagem do radiodrama. Além disso, o texto procura refletir sobre temas como o da história do rádio no Brasil, estabelecendo uma crítica ao modelo de análise usualmente adotado nas pesquisas sobre o veículo.

Author Biography

Eduardo Vicente, Universidade de São Paulo

Doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor no Curso Superior do Audiovisual e no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP. Líder do MidiaSon: Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora, credenciado junto do CNPq. Pesquisador nas áreas de rádio e música popular.

Downloads

Published

2013-03-12

How to Cite

Vicente, E. (2013). Radiodrama em São Paulo: A História de Zé Caolho, de Dias Gomes. Observatorio (OBS*), 7(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS712013623

Issue

Section

Articles