Competências infocomunicacionais em ambientes digitais.

Authors

  • Jussara Borges Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Lídia Oliveira Universidade de Aveiro (UA)

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS542011508

Keywords:

Competências infocomunicacionais, Competências em informação, Competências em comunicação, Ambientes digitais, Internet.

Abstract

Em ritmo crescente, pessoas e organizações valem-se de recursos disponíveis no - ou acessáveis a partir do - ambiente digital para resolver questões de seu interesse. Isto exige a mobilização de competências para procurar e trocar informações, e também para interagir com outras pessoas nesses ambientes. Neste artigo, a partir de revisão de literatura, empreende-se uma discussão que tem como alvo: 1) a terminologia em torno do conceito de competências infocomunicacionais; 2) o próprio conceito; 3) uma proposta inicial para relacionar as competências inerentes ao ambiente digital. Considera-se que podem ser organizadas em termos de competências operacionais, competências em informação e competências em comunicação.

Author Biographies

Jussara Borges, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda (Faculdade de Comunicação/UFBA)

Lídia Oliveira, Universidade de Aveiro (UA)

Professora (Departamento de Comunicação e Artes/UA) PhD pela Universidade de Aveiro, Portugal

Downloads

Published

2011-11-14

How to Cite

Borges, J., & Oliveira, L. (2011). Competências infocomunicacionais em ambientes digitais. Observatorio (OBS*), 5(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS542011508

Issue

Section

Articles