A TV do Mundial

Authors

  • Felisbela Lopes Universidade do Minho
  • Phillipe Vieira Universidade do Minho
  • Luís Miguel Loureiro Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS522011485

Keywords:

participação, hipertelevisão, Mundial de Futebol, informação televisiva

Abstract

No último ano da primeira década do século XXI, quase a entrar na era da televisão digital, importa saber que modelo de TV existe em Portugal. A análise da programação informativa destinada a acompanhar o Campeonato do Mundo de Futebol 2010 ajudará, decerto, a encontrar respostas. Neste artigo, apresentamos um estudo que incidiu em formatos informativos sobre este grande evento mediático, emitidos nos canais generalistas e temáticos entre os dias 11 de Junho e 11 de Julho de 2010 (datas de arranque e fecho do Mundial de Futebol da África do Sul). Essa análise, que incidiu em 604 emissões, procurou conhecer as formas de integração do telespectador nas emissões televisivas e quem foi chamado aos estúdios televisivos para participar nos debates aí promovidos. Os dados apurados demonstram claramente que esta TV do Mundial continua pouco aberta à participação do público e circunscrita a um grupo restrito de convidados, a maior parte dos quais oriundos da classe jornalística. Não é possível falar-se numa terceira fase do audiovisual. A hiper-televisão pode esperar.

Author Biography

Felisbela Lopes, Universidade do Minho

Disciplinas que tem leccionado Jornalismo - 3º ano; Complementos de Jornalismo - 5º Ano.

Downloads

Published

2011-06-14

How to Cite

Lopes, F., Vieira, P., & Loureiro, L. M. (2011). A TV do Mundial. Observatorio (OBS*), 5(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS522011485

Issue

Section

Articles