A TV do Mundial
DOI:
https://doi.org/10.15847/obsOBS522011485Keywords:
participação, hipertelevisão, Mundial de Futebol, informação televisivaAbstract
No último ano da primeira década do século XXI, quase a entrar na era da televisão digital, importa saber que modelo de TV existe em Portugal. A análise da programação informativa destinada a acompanhar o Campeonato do Mundo de Futebol 2010 ajudará, decerto, a encontrar respostas. Neste artigo, apresentamos um estudo que incidiu em formatos informativos sobre este grande evento mediático, emitidos nos canais generalistas e temáticos entre os dias 11 de Junho e 11 de Julho de 2010 (datas de arranque e fecho do Mundial de Futebol da África do Sul). Essa análise, que incidiu em 604 emissões, procurou conhecer as formas de integração do telespectador nas emissões televisivas e quem foi chamado aos estúdios televisivos para participar nos debates aí promovidos. Os dados apurados demonstram claramente que esta TV do Mundial continua pouco aberta à participação do público e circunscrita a um grupo restrito de convidados, a maior parte dos quais oriundos da classe jornalística. Não é possível falar-se numa terceira fase do audiovisual. A hiper-televisão pode esperar.Downloads
Published
2011-06-14
How to Cite
Lopes, F., Vieira, P., & Loureiro, L. M. (2011). A TV do Mundial. Observatorio (OBS*), 5(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS522011485
Issue
Section
Articles