Entre a celebração e a crítica: práticas dos fãs do casal sáfico Clarena, da telenovela “Vai na Fé”, no X

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS18420242501

Abstract

Este artigo investiga as práticas críticas dos fãs do casal sáfico Clara e Helena ("Clarena"), da telenovela brasileira Vai na Fé, exibida pela TV Globo em 2023. Apesar da popularidade do casal, na rede social X (antigo Twitter) os fãs criticaram o tratamento desigual dado a casais homoafetivos em comparação aos heterossexuais. O estudo analisou 38.818 tweets de 37 perfis de fãs, identificando 32 contextos conversacionais que evidenciam um consumo analítico da telenovela. Historicamente, a TV Globo tem censurado personagens LGBTQIAPN+ em suas produções, e, em Vai na Fé, relatos indicaram cortes de cenas de beijo entre Clara e Helena. Conclui-se que os fãs acionam um repertório midiático vasto para apontar falhas e denunciar procedimentos de censura de forma ativista, destacando o papel do fã como crítico e as particularidades do consumo de telenovelas.

Author Biographies

Cecília Almeida Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora da equipe UFPE da Rede Brasileira de Pesquisadores da Ficção Televisiva (Obitel Brasil). Integrante do Observatório de Mídia da UFPE.

Daiana Sigiliano

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Gêsa Karla Maria Cavalcanti

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem Pós-Doutorado pela ECA-USP.

Downloads

Published

2024-12-26

How to Cite

Lima, C. A. R., Sigiliano, D., & Cavalcanti, G. K. M. (2024). Entre a celebração e a crítica: práticas dos fãs do casal sáfico Clarena, da telenovela “Vai na Fé”, no X. Observatorio (OBS*), 18(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS18420242501

Issue

Section

Articles