Câncer nas Telenovelas Brasileiras: Um Panorama Histórico da Produção Globo

Authors

  • Dhione Oliveira Santana
  • Raquel Marques Carriço Ferreira UFS

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS18220242388

Abstract

Audiovisual formats such as telenovelas are particularly effective in stimulating knowledge and proactive attitudes towards disease prevention and health preservation, as they combine entertainment with the promotion of self-care. Brazilian telenovelas are productions of great attractiveness and penetration in the population and have, through social merchandising actions, a space to discuss issues such as cancer, one of the main public health problems in Brazil that directly impacts the lives of millions of people. The soap operas of TV Globo, the main producer and broadcaster of Brazilian television, are the object of analysis in our study, through the adoption of the method of content analysis. Our objective, in this sense, was to present a historical survey of the presence of cancer in Brazilian telenovelas, thus, we describe 27 telenovelas broadcast between the 1980s and 2021.

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Formatos audiovisuais como as telenovelas são particularmente eficazes para estimular o conhecimento e atitudes proativas em relação à prevenção de doenças, e preservação da saúde, pois unem o entretenimento ao fomento do autocuidado. As telenovelas brasileiras são produções de grande atratividade e penetração na população e têm por meio de ações de merchandising social, espaço para discutir questões como o câncer, um dos principais problemas de saúde pública do Brasil que impacta diretamente a vida de milhões de pessoas. As telenovelas da TV Globo, principal produtora e emissora de televisão brasileira, são objeto de análise em nosso estudo, por meio da adoção do método da análise de conteúdo. Nosso objetivo, nesse sentido, foi apresentar um levantamento histórico da presença do câncer nas telenovelas brasileiras, assim, descrevemos 27 telenovelas veiculadas entre as décadas de 1980 e 2021.

Author Biographies

Dhione Oliveira Santana

Doutorando em Administração na UFMG, Analista Publicitário na Ebserh, Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe e graduado em Comunicação Social -- Bacharelado em Publicidade e Propaganda. Tem interesse nos estudos relacionados com Marketing e Comunicação, mais especificamente sobre Comunicação e Saúde, Comunicação Publicitária, Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Telenovelas, Ética e Responsabilidade no Marketing e na Comunicação e Comportamento do Consumidor.

Raquel Marques Carriço Ferreira, UFS

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe UFS, atuando na graduação e no programa de pós-graduação em Comunicação Social. Publicitária, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), doutora pela Universidade Nova de Lisboa (2011), e pós-doutora pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2017), tem experiência na área de Sociologia Aplicada, trabalhando com os temas das Teorias da Comunicação, Estudos da Audiência e Recepção, Ética e Legislação Publicitária, Comunicação e Saúde. Seu campo de estudo está circunscrito na dinâmica de interação do indivíduo com os meios de comunicação ou outro contexto social mediado por plataformas comunicacionais, conformando o nexo da produção das mensagens e seu consumo. Dentre diversos artigos e capítulos de livros, publicou dois livros, Telenovelas Brasileiras e Portuguesas: Padrões de Audiência e Consumo, editora EDISE (EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC/SEGRASE Nº 10/2014 - PROGRAMA DE AUXÍLIO AO PESQUISADOR PARA PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS); e Casos do Cotidiano: a Publicidade em Revista, pela editora UFS (EDITAL 001∕2019 PROGRAMA EDITORIAL DA UFS), ambos resultados de editais de financiamento com conselho editorial. Foi pesquisadora do CIMJ - Centro de Investigação Media e Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade NOVA de Lisboa, é pesquisadora do CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e coordena o RECEPCOM - Grupo de estudos da produção e recepção Midiática UFS∕CNPq

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Published

2024-06-26

How to Cite

Oliveira Santana, D., & Marques Carriço Ferreira, R. (2024). Câncer nas Telenovelas Brasileiras: Um Panorama Histórico da Produção Globo. Observatorio (OBS*), 18(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS18220242388

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