Categorização de podcasts no Brasil: uma proposta baseada em eixos estruturais
DOI:
https://doi.org/10.15847/obsOBS18120242369Abstract
O Brasil é um dos maiores consumidores de podcasts do mundo segundo diversas pesquisas de consumo de mídia incluindo o Digital News Report do Instituto Reuters. Esse crescimento do consumo nos últimos anos demanda estudos sobre as especificidades do fenômeno do podcasting para entender as caracterizações e especificidades que tangem essa mídia. O objetivo desse trabalho é analisar as características e estruturas de linguagem mais utilizadas pelos 50 podcasts mais ouvidos em plataformas como Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts. Para tanto, realizamos uma observação sistemática com base em propostas de classificações anteriores, de estudos radiofônicos e de podcasts, para buscar predominâncias que nos permitam discutir sobre o que vem se tornando próprio da gramática do podcast brasileiro. Os resultados apresentam uma proposta preliminar de categorização de oito eixos estruturais mais utilizados que podem ser replicados em outros mercados de consumo de podcast no mundo: I) Relato; II) Debate; III) Narrativas da realidade; IV) Entrevista; V) Instrutivo; VI) Narrativas Ficcionais; VII) Noticiosos; VIII) Remediados.