Dinâmicas sociais no Facebook: Análise de comentários em conteúdos jornalísticos sobre a suposta tentativa de ataque terrorista à FCUL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS18120242348

Abstract

Enquadrado nos média noticiosos como um crime de terrorismo sem paralelo e inédito em Portugal, um jovem português foi detido em 2022, na posse de catanas, bestas, punhais e botijas de gás e de um plano escrito com os detalhes do suposto atentado à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Este artigo procura mapear as dinâmicas sociais que ocorreram no primeiro mês da circulação de conteúdos jornalísticos sobre este evento na plataforma social Facebook, uma das plataformas digitais mais utilizadas em Portugal no que diz respeito ao consumo e interação jornalística. Parte-se do pressuposto que os ambientes digitais desempenham um papel central e omnipresente nas dinâmicas sociais dos indivíduos, cuja utilização parte do diálogo com os contextos pessoais e individuais como sociais. Focando-se nos espaços participativos da imprensa de referência em Portugal no Facebook, este estudo exploratório é desenvolvido a partir do método de análise de conteúdo qualitativa aos comentários (N = 1969) direcionados aos textos jornalísticos (N = 28) do Diário de Notícias, Público, Observador e Jornal de Notícias, desde 10 de fevereiro a 11 de março de 2022. Os resultados mostram que as intervenções de utilizadores não se distribuem de forma homogénea e que uma manifestação pode ser utilizada com várias finalidades, sendo o ato de comentar aleatoriamente e os comportamentos de incivilidade as dinâmicas sociais mais frequentes. O ângulo jornalístico em torno do crime da prática de terrorismo surge como o tema central nos discursos dos utilizadores. Ainda assim, o reduzido foco no caráter terrorista do ato ou do plano, face a outros casos estudados internacionalmente, sugere que o caso português não fez uso de uma construção identitária estereotipada da personagem central que reforçasse a suspeita popular e/ou jurídica da natureza do ato.

Author Biographies

Bruno Frutuoso Costa, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Doutorando em Ciências da Comunicação e pós-graduando em Análise de Dados em Ciências Sociais no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), o Bruno é mestre em Jornalismo e Comunicação, com especialização em investigação científica, pela Universidade de Coimbra, e licenciado em Comunicação e Media pelo Instituo Politécnico de Leiria, período durante o qual foi Visiting Graduate Student na Universidade do Vale do Taquari (Brasil). Ele foi prestador de serviços do projeto financiado Violência online contra as mulheres: Prevenir e combater a misoginia e a violência em contexto digital a partir da experiência da pandemia de COVID-19 (GENDER RESEARCH 4 COVID-19-058) e membro dos projetos Global Media Monitoring Project 2020, International Modern Pentathlon Leiria Throphy (Youth), e Mural de Testemunhos Fátima e Eu. Com particular interesse na segurança de jornalistas, conduziu um estudo pioneiro em Portugal sobre o fenómeno da violência digital e presencial contra as mulheres jornalistas. No seguimento dessa investigação publicada em livro, "Liberdade de expressão e discurso de ódio: Consequências para o campo jornalístico" (Media XXI, 2021), participou na VII Academic Conference on the Safety of Journalists organizada pela UNESCO (2022), onde apresentou uma forma de conceptualizar o fenómeno mundial da violência contra jornalistas, com o objetivo de orientar um quadro de atuação comum dentro e fora da academia. As principais áreas de investigação do Bruno incluem estudos de jornalismo, media e género, focando-se em temas como espaço público e produção noticiosa, participação e meios de comunicação social, plataformas digitais e sociabilidades, violência de género e discurso de ódio.

Eduardo Antunes, Universidade de Coimbra

Investigador do projeto MyGender, doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra, onde concluiu o mestrado em Jornalismo e Comunicação. Locutor e autor de programas na RUC, tendo sido coordenador de programas em 2021/2022. Conta com uma passagem profissional de 3 meses no Cairo, Egito, por via de estágios internacionais da AIESEC. Entre a atenção dada à música, à comunicação e à investigação, procura desenvolver estudos sobre as dinâmicas do orientalismo e de género nos média.

Downloads

Published

2024-03-29

How to Cite

Frutuoso Costa, B., & Antunes, E. (2024). Dinâmicas sociais no Facebook: Análise de comentários em conteúdos jornalísticos sobre a suposta tentativa de ataque terrorista à FCUL. Observatorio (OBS*), 18(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS18120242348

Issue

Section

Articles