Líderes partidários portugueses no Twitter: propósito, estilo narrativo, conteúdo e estrutura dos tweets publicados
Abstract
Neste artigo descrevemos a forma como os líderes partidários portugueses utilizam o twitter como instrumento de comunicação, numa perspetiva longitudinal, em diversos momentos do calendário político, incluindo os períodos de pré-campanha e campanha eleitoral das legislativas de 2022. O objetivo principal é perceber qual é a intensidade de utilização e identificar os padrões de comunicação no uso deste instrumento. Os dados são constituídos a partir de uma amostra de 1571 tweets, publicados pelos líderes partidários portugueses do PS e PSD (partidos tradicionais que têm exercido funções de governação) e BE e Chega (partidos mais recentes, à esquerda e à direita, do panorama partidário), recolhidos em períodos específicos ao longo de 2021 e 2022. Os tweets foram posteriormente submetidos ao método de análise de conteúdo e trabalhados informaticamente através do programa MAXQDA. Os resultados revelam que o twitter faz parte das estratégias comunicativas dos líderes partidários portugueses ao longo de todo o ano mas, particularmente, nos períodos de pré-campanha e campanha eleitoral. Mostram que o twitter é utilizado, sobretudo, para a divulgação das agendas diárias dos líderes partidários, assumindo-se como um mecanismo de comunicação autorreferencial. Para os líderes dos partidos da oposição, o twitter constitui-se como uma nova arena para o confronto partidário e é utilizado para criticar ou responder a adversários políticos. Com escassas exceções o twitter não é aproveitado para a apresentação de dimensões da vida pessoal dos líderes partidários. A estrutura dos tweets é, tendencialmente, complexa, agregando texto e imagens ou vídeo, o que mostra um cuidado na forma como os líderes partidários comunicam através do twitter.