Discurso de ódio na Espanha. Pesquisa sobre a percepção e a experiência da população
DOI:
https://doi.org/10.15847/obsOBS18220242304Abstract
Uma das principais formas do ódio se expressar no ambiente virtual é através do discurso. Apesar da relevância adquirida pela incitação ao ódio devido à mídia online, esse discurso pode ser veiculado por meio de diferentes suportes midiáticos, usando diversas estratégias, expressões e linguagens. Porém, para desenvolver estratégias de luta contra o fenômeno, é necessário contas com as opiniões da população, de maneira que se possa compreender que tipos de plataformas e de ódio são percebidos como mais frequentes, seguindo as aproximações de trabalhos prévios como Kenski (2020). Com isso, nosso estudo se propõe a contribuir com o conhecimento sobre a percepção e a experiência da população espanhola com o discurso de ódio nos meios de comunicação e redes sociais. Foi realizada uma pesquisa quantitativa baseada em um questionário previamente validado com uma amostra aleatória de 421 espanhóis obtidos através de um painel online subcontratado. Se busca descobrir como eles percebem e experimentam esse fenômeno nas redes sociais e se existem possíveis diferenças entre distintos grupos sociais. O trabalho conclui que mulheres, pessoas com maior nível de escolaridade e mais progressistas tendem a ser mais conscientes sobre o discurso de ódio, enquanto as diferenças de idade oferecem observações mais contraditórias e as diferenças de renda ou de tamanho dos concelhos em que vivem não se mostraram relevantes. As diferenças nunca têm um tamanho de efeito elevado.