A face religiosa das campanhas online no Brasil em 2020:temas e ênfases na perspectiva dos candidatos e do eleitorado
Abstract
Considerando a relevância do segmento evangélico nos campos da mídia, religião e política, esta pesquisa se propõe a analisar dois aspectos: a introdução da religião pelas campanhas ao executivo e o modo como o eleitorado se relaciona com essa intersecção promovida pelos candidatos em período eleitoral. Isso é feito, neste artigo, a partir da observação da abordagem da campanha pelos candidatos e pela intensidade de interações realizadas em publicações, durante o período eleitoral de 2020, das fanpages dos candidatos a prefeito cujo nome de urna inclua o termo pastor ou pastora.
Incluímos, ainda, candidatos a prefeito sem titulação eclesiástica, para verificar distinções e semelhanças entre os grupos. A partir da codificação de 5035 publicações (1950 dos pastores e 3085 dos não pastores) e da observação das variáveis temas e atravessamentos religiosos, foi realizado o cruzamento com as interações realizadas nas publicações. Como resultado, verificamos que o público engaja mais em outros assuntos em comparação aos temas eclesiásticos, mas dá atenção aos pequenos acenos religiosos, especialmente no caso das publicações veiculadas pelos pastores.