A face religiosa das campanhas online no Brasil em 2020:temas e ênfases na perspectiva dos candidatos e do eleitorado

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Abstract

Considerando a relevância do segmento evangélico nos campos da mídia, religião e política, esta pesquisa se propõe a analisar dois aspectos: a introdução da religião pelas campanhas ao executivo e o modo como o eleitorado se relaciona com essa intersecção promovida pelos candidatos em período eleitoral. Isso é feito, neste artigo, a partir da observação da abordagem da campanha pelos candidatos e pela intensidade de interações realizadas em publicações, durante o período eleitoral de 2020, das fanpages dos candidatos a prefeito cujo nome de urna inclua o termo pastor ou pastora.
Incluímos, ainda, candidatos a prefeito sem titulação eclesiástica, para verificar distinções e semelhanças entre os grupos. A partir da codificação de 5035 publicações (1950 dos pastores e 3085 dos não pastores) e da observação das variáveis temas e atravessamentos religiosos, foi realizado o cruzamento com as interações realizadas nas publicações. Como resultado, verificamos que o público engaja mais em outros assuntos em comparação aos temas eclesiásticos, mas dá atenção aos pequenos acenos religiosos, especialmente no caso das publicações veiculadas pelos pastores.

Author Biographies

Marcela Barba, PPGCOM-UFF

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR); bolsista CAPES.

Michele Massuchin, PPGCOM-UFPR

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Published

2023-12-23

How to Cite

Barba, M., & Massuchin, M. (2023). A face religiosa das campanhas online no Brasil em 2020:temas e ênfases na perspectiva dos candidatos e do eleitorado. Observatorio (OBS*), 17(4). Retrieved from https://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/2296

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