Definições e Tendências do Jornalismo de Cinema em Portugal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS17420232283

Abstract

O Jornalismo de Cinema constitui-se enquanto especialização jornalística enquadrado teórica e conceptualmente no âmbito do Jornalismo Cultural. Sendo o cinema uma das manifestações culturais e artísticas com maior presença nos media portugueses, importa olhar e reflectir sobre a cobertura jornalística de que a actividade cinematográfica é alvo. Neste artigo, propomos dar resposta às questões “como podemos definir, hoje, ‘jornalismo de cinema’?” e “que tendências desta especialização jornalística encontramos nos principais órgãos de comunicação social portugueses?”. Deste modo, e alicerçados na investigação “Jornalismo de Cinema em Portugal: uma análise à imprensa, rádio, televisão e meios online em 2019”, desenvolvida entre 2018 e 2022 no Iscte, procurámos levar a cabo uma reflexão sobre os principais traços distintivos da prática jornalística específica desta especialização. Concluímos que o Jornalismo português de Cinema se encontra a par das tendências internacionais do Jornalismo Cultural quando assenta, em grande medida, na divulgação e celebração das estreias, festivais e artistas, mas também que se encontra bastante fragilizado, abandonando a capacidade de reflectir e questionar com a ausência de fontes de informação e uma crítica fragilizada e dominada por um discurso ligeiro e simplista, culminando em formatos híbridos como a review e menosprezando a interpretação e análise fílmica constituintes da conceptualização distinta do Jornalismo de Cinema.

Author Biography

Jaime Lourenço, NIP-C@M/Universidade Autónoma de Lisboa; CIES-Iscte - Instituto Universitário de Lisboa

Doutorado em Ciências da Comunicação pelo Iscte, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Mestre em Jornalismo e licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. Frequentou cursos de formação em jornalismo no Cenjor (Centro Protocolar de Formação para Jornalistas) e de conceitos teóricos do cinema na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Jaime Lourenço é Professor Auxiliar na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Iscte e do NIP-C@M da UAL. 

Como jornalista, é cronista no jornal Reconquista, onde coordenou uma rubrica cultural (Navegações). Trabalhou na Warner Bros. Television Production, na RTP, na TVI (no programa Cinebox), no programa E2 (emitido na RTP2), foi membro da 4ª edição da Academia RTP, e colaborou com várias revistas e jornais. 

Downloads

Published

2023-12-23

How to Cite

Lourenço, J. (2023). Definições e Tendências do Jornalismo de Cinema em Portugal. Observatorio (OBS*), 17(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS17420232283

Issue

Section

Articles