Pode a rádio dar mundo às crianças? O caso da Zig Zag, uma rádio para o público infantil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS17120232254

Abstract

A programação dirigida a crianças foi uma tradição da rádio praticamente desde o seu início, em vários países, mesmo em Portugal. Esta realidade sofreu, porém, mudanças significativas. Perante um público economicamente menos atraente, a lógica comercial acabou por prevalecer e esta oferta foi desaparecendo, inclusive no serviço público (Meneses, 2010). O ambiente digital trouxe, todavia, novas oportunidades e a emergência de rádios para crianças na internet tornou-se um fenómeno com sinais de expansão (Barbeito Veloso & Perona Páez, 2018). Em Portugal, no setor público, surge, em 2016, a rádio ZigZag, objeto deste artigo. Com base na análise da programação e em entrevistas aos profissionais associados a este projeto, pretende-se conhecer como se produz e mantém uma rádio para crianças e que mundo(s) pode proporcionar a este público. Baseada nos principais pilares do serviço público, a rádio ZigZag aposta na diversidade de programas, tendo sido toda a sua programação construída de raiz pela pequena e multidisciplinar equipa que lhe dá suporte, num processo que teve por base o Contrato de Concessão do Serviço Público de Televisão e Rádio e a escuta do seu público-alvo e daqueles que o rodeiam. Com uma emissão 24 horas, apesar de não ser em direto, e com a aposta também no on demand, a emissora procura conciliar o divertimento e a educação/formação, dando mais mundo às crianças.

Author Biographies

Marisa Mourão, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Portugal

Marisa Mourão é estudante de doutoramento na Universidade do Minho, Portugal (Programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação). É também investigadora no Centro de Investigação em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Os seus principais interesses de investigação incidem sobre os media e a cidadania, particularmente a educação mediática/literacia mediática e as crianças e os media. É membro do think thank Communitas e esteve diretamente envolvida na sua conceção e desenvolvimento. É também membro do MILObs.

Sara Pereira, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Portugal

Sara Pereira é professora associada com agregação do Departamento de Ciências da Comunicação e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Em 2020, realizou provas de agregação em ciências da comunicação e, em 2004, doutorou-se em estudos da criança, especialização em educação para os media, na Universidade do Minho. As suas principais áreas de investigação andam em torno dos temas: crianças, jovens e media; direitos de expressão e de participação de crianças e jovens; literacia para os media; e públicos e práticas mediáticas. É atualmente investigadora responsável do projeto bYOU – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

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Published

2023-03-20

How to Cite

Mourão, M., & Pereira, S. (2023). Pode a rádio dar mundo às crianças? O caso da Zig Zag, uma rádio para o público infantil . Observatorio (OBS*), 17(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS17120232254

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