A comunicação dos serviços da morte: Análise Crítica do Discurso aplicada a websites da Servilusa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS16420222227

Keywords:

Communication of death, Servilusa, Funeral services, Websites, Critical discourse analysis

Abstract

Este artigo foca-se num estudo de caso a websites da Servilusa – maior empresa funerária em Portugal –, através da aplicação da Análise Crítica do Discurso aos seus textos e imagens. Os resultados da análise dividem-se em três partes globais. Primeiramente, são identificadas tendências discursivas utilizadas nos sites, verificando-se, entre outras coisas, um elevado grau de empresarialização, uma postura inovadora – tendo em conta uma indústria funerária tendencialmente conservadora –, a tentativa de produzir sentido e simbolismos na publicitação dos seus serviços, e um limitado poder de escolha do utilizador dos sites devido à ausência de preçário. A segunda parte dedica-se a estratégias discursivas concretas por parte da empresa, verificando-se a diferenciação por estratos sociais que produz na apresentação de diversos serviços, englobada numa comunicação para classes altas; e a diferenciação geracional no serviço de pagamento antecipado do próprio funeral, em que o discurso, dirigido à pessoa idosa, incentiva a responsabilização desta quanto à libertação dos restantes familiares de encargos e preocupações após a sua morte. A última parte é dedicada à comunicação e representação da morte, existindo a tendência para um discurso sobre a morte indirecto, fortemente eufemístico e subtil, tanto no texto como nas imagens.

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Published

2022-12-30

How to Cite

Caldeira Pais, P., & Pereira Neto, P. (2022). A comunicação dos serviços da morte: Análise Crítica do Discurso aplicada a websites da Servilusa. Observatorio (OBS*), 16(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS16420222227

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Articles