Pôr like na saúde cardiovascular: a estratégia positiva e negativa e a receção da mensagem de Facebook de entidades de saúde públicas e organizações de cardiologia portuguesas

Authors

  • Raphaël Baptista Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Universidade de Lisboa
  • Célia Belim Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS17220232168

Keywords:

Comunicação para a saúde, Facebook, doenças cardiovasculares, framming

Abstract

Segundo a revisão da literatura, a comunicação é um pilar na saúde, reforçando a promoção da mesma e a prevenção da doença. Com a emergência dos meios sociais, as redes sociais online e os websites tornaram-se ferramentas ao serviço da comunicação para a saúde, ainda que existam relutâncias quanto à sua viabilidade. As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em Portugal e em todo o mundo. A presente investigação propõe-se a caracterizar a estratégia, positiva e negativa, da mensagem para a saúde cardiovascular presente no Facebook das entidades de saúde públicas e de cardiologia portuguesas em estudo e apurar a influência da estratégia, positiva e negativa, da mensagem nos residentes do concelho de Lisboa. A partir da análise de conteúdo a 1946 publicações do Facebook, a investigação apurou que enquadramento negativo e os apelos negativos são utilizados contidamente, ainda que, dos resultados do inquérito por questionário, se concluiu que a negatividade é referida como a que mais motiva a adoção de comportamentos saudáveis. Ainda assim, os resultados não são conclusivos quanto à identificação da melhor estratégia: positiva ou negativa. Existem características promissoras na negatividade, como a motivação para a noção de comportamentos saudáveis, mas a sua aplicação pode também negligenciar o caráter pedagógico da comunicação para a saúde. O enquadramento positivo, por sua vez, revela-se melhor no âmbito da educação. Existem também relações estatisticamente significativas entre o género e a idade e o tipo de publicação que mais motivaria uma mudança de comportamentos.

Downloads

Published

2023-06-14

How to Cite

Baptista, R., & Belim, C. (2023). Pôr like na saúde cardiovascular: a estratégia positiva e negativa e a receção da mensagem de Facebook de entidades de saúde públicas e organizações de cardiologia portuguesas. Observatorio (OBS*), 17(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS17220232168

Issue

Section

Articles