A Capa de Newsmagazine como Dispositivo de Comunicação

Authors

  • Carla Rodrigues Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS312009182

Keywords:

newsmagazine, cover, communication framework, capa, dispositivo de comunicação

Abstract

Neste artigo desmonta-se e procura-se compreender a lógica de construção da capa das newsmagazines. Seleccionou-se um corpus empiricus que inclui a newsmagazine portuguesa mais antiga e de maior tiragem (Visão) e três títulos estrangeiros de newsmagazines internacionais com tiragens elevadas (L’ Express, Newsweek e Veja). Em termos metodológicos fizeram-se duas apostas: conjugar a análise de conteúdo, que permite decompor as capas nos elementos que as constituem de forma a procurar eventuais padrões, com a análise semiológica, que analisa a capa como dispositivo pleno de sentido e encerrando narrativas que lhe conferem unidade e coerência. O período de análise abordado, no que diz respeito à análise de conteúdo, corresponde aos três primeiros meses de 1999, traduzindo-se num corpus com 48 capas. A análise semiológica, pela sua natureza e profundidade, cinge-se aos primeiros quinze dias de Janeiro, incidindo sobre oito capas. A questão orientadora, que enforma toda a investigação é saber de que forma funciona a capa de revista de informação geral como dispositivo de comunicação. O leitor de newsmagazines espera encontrar neste tipo de publicações informação diversificada, nacional e internacional, assim como uma abordagem séria e equilibrada das problemáticas. Serão estas também as preocupações subjacentes à construção da capa? The newsmagazine’s cover as a communication framework This article tries to understand the logic behind making a newsmagazine cover. We selected a corpus empiricus that includes the oldest and best selling portuguese newsmagazine (Visão) and three foreign international newsmagazines with significant selling results (L’Express from France, Newsweek from USA and Veja from Brasil). In methodological terms, we have chosen two paths: content analysis, which help us to separate the 48 covers from January to March of 1999 into its elements and find eventual standards; and semiotics analysis to unlock the narratives hidden on newsmagazines’ covers (applied only on eight covers). A newsmagazine’s reader expects to find diversified, national and international information, as well as serious and balanced approach to problems. Will be these also be the underlying concerns of the construction of the cover?

Author Biography

Carla Rodrigues Cardoso

Assistente ECATI Universidade Lusófona

Downloads

Published

2009-03-23

How to Cite

Cardoso, C. R. (2009). A Capa de Newsmagazine como Dispositivo de Comunicação. Observatorio (OBS*), 3(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS312009182

Issue

Section

Articles