Surgimento e Condicionantes das Sondagens em Portugal

Authors

  • Paula do Espírito Santo ISCSP-Universidade Técnica de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS242008177

Keywords:

pools, democracy, media, comunicação política, sondagens eleitorais

Abstract

O contributo presente tem como objectivo central o de analisar o panorama de surgimento e condicionantes de ordem política e legal das sondagens políticas, em Portugal. Para a concretização deste objectivo ter-se-á em consideração a relação desta técnica com o contexto político e, concretamente, a importância do regime político no desenvolvimento das sondagens. Ressalta-se como argumento principal que as sondagens são um produto dos regimes democráticos, sendo que neste sentido, analisar-se-á a evolução política e legal das sondagens em Portugal, como dois elementos fundamentais no devir desta técnica. The Polls’ Emergence and Constraints in Portugal This contribution’s main goal is to analyse the poll's emergence conditions and its political and legal constraints, in Portugal. In order to fulfil this objective, we will consider the relation of this technique with the political context and, specifically, the importance of the political regime in polls development. The basic argument of the study is that polls are a product of the democratic regimes. In this article, we will analyse the political and the legal evolution of polls, in Portugal, as two fundamental elements for this technique development.

Author Biography

Paula do Espírito Santo, ISCSP-Universidade Técnica de Lisboa

Doutorada (2005) em Ciências Sociais, na especialidade de Sociologia, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). A sua tese de Doutoramento insere-se no âmbito da Sociologia Política e trata do tema das decisões de voto. Fez o Mestrado em Ciência Política pelo mesmo Instituto Superior (1996), com uma tese sobre o processo de persuasão política, tendo também ali concluído a Licenciatura em Comunicação Social, na especialidade de Marketing, Publicidade e Relações Públicas (1990). Desde 1992 é docente do ISCSP. Lecciona várias disciplinas nas áreas da ciência política, da comunicação social e metodologia das ciências sociais. Tem orientado e participado em investigações nacionais no domínio da pesquisa social empírica de onde podem destacar-se diversos inquéritos sobre temáticas diversas como previsões de voto, segurança ou estudos sobre sida. Tem participado em projectos de investigação internacional. Destes refiram-se dois projectos, com base em inquéritos, envolvendo o estudo de hábitos de consumo das populações, em termos de cereais, na Tanzânia e Botswana (1996-1999) e um outro sobre a mesma temática envolvendo a África do Sul, a Namíbia e o Botswana (2007-2009). Tem várias publicações: livros, artigos em parceria em livros e artigos em revistas científicas e imprensa. Como livros destaquem-se Estudos de comunicação política - Análise de conteúdo da mensagem na campanha e pós-campanha eleitoral nas eleições presidenciais (2008), Sociologia política e eleitoral – Modelos e explicações de voto (2006) e O processo de persuasão política - Abordagem sistémica da persuasão com referências ao actual sistema político português (1997).

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Published

2008-11-20

How to Cite

do Espírito Santo, P. (2008). Surgimento e Condicionantes das Sondagens em Portugal. Observatorio (OBS*), 2(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS242008177

Issue

Section

Articles