As contingências comunicacionais provocadas pelas regras de participação da “comunidade” Love Mondays

Authors

  • Dôuglas Aparecido Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ivone de Lourdes Oliveira Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS14120201502

Keywords:

Capitalismo cognitivo. Informação. Trabalhador

Abstract

Na perspectiva do capitalismo cognitivo, a informação se torna o eixo central da sociedade e o trabalho passa a ser categorizado como material ou imaterial. Neste contexto de valorização da dimensão intelectual e da autonomia do trabalhador, foi criado o Love Mondays, um site que possibilita o acesso a conteúdos revelando dados sigilosos das organizações, no pretexto de serem importantes para se tomar decisões da carreira. Este artigo busca investigar as regras de participação do Love Mondays e entender como elas contingenciam as relações interativas que nele se dão. O percurso teórico centra-se nas discussões sobre capitalismo cognitivo, trabalho imaterial e redes de colaboração. Já a trajetória metodológica é composta da observação das funcionalidades do site e sua justificação em textos explicativos e entrevistas com seus fundadores. A análise demonstra que o Love Mondays replica a lógica econômica opressora vigente, que privilegia os espaços de comunicação das organizações e reduz a participação dos trabalhadores ao anonimato e ao consumo de informação.

Author Biographies

Dôuglas Aparecido Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutorando em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Comunicação Social - Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015), com período sanduíche na Ural Federal University (UrFU - Ecaterimburgo - Rússia). Especialista em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013) e bacharel em Comunicação Social (Gestão da Comunicação Integrada) - Habilitado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Membro do GRIS - Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (UFMG) e CICLO - Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania (UFMT). Vencedor do Prêmio ABRAPCORP de Teses e Dissertações em 2016.

Ivone de Lourdes Oliveira, Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Leciona no mestrado de comunicação social "Interações Midiáticas". Pós-doutora pela Université de Toulouse - Paul Sabatier (2013). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993). Graduada em Comunicação Social- habilitação Relações Públicas -Puc-Minas (1978). Diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.(2001-2010). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - ABRAPCORP.(2010-2012). Vice-coordenadora do GT " Comunicação em Contextos Organizacionais" da Compós. Co-autora do livro "O que é comunicação estratégica nas organizações?" (2007).Co organizadora do livro "Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações" (2008). Propostas Conceituais para a Comunicação no Contexto Organizacional(2012) Redes Sociais, Comunicação,Organizações(2012). Discurso, Comunicação, Organização (2013) Líder do grupo de pesquisa "Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais." Pesquisadora da área de Comunicação, com ênfase em Comunicação em contextos organizacionais

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Published

2020-03-05

How to Cite

Ferreira, D. A., & Oliveira, I. de L. (2020). As contingências comunicacionais provocadas pelas regras de participação da “comunidade” Love Mondays. Observatorio (OBS*), 14(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS14120201502

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