A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data
DOI:
https://doi.org/10.15847/obsOBS13220191427Keywords:
Comunicação, Rádio, Smart Speakers, Big DataAbstract
O presente artigo, de caráter exploratório, analisa a emergência dos smart speakers e a reintermediação que o dispositivo opera no mercado de mídia sonora, num contexto de crescente investimento corporativo em big data. No percurso, são elencados os desafios no horizonte e as oportunidades para as tradicionais emissoras de rádio, que precisarão se tornar parceiras de gigantes de tecnologia para assegurar um lugar de destaque no novo ecossistema midiático, em que hábitos de escuta antes solidamente estabelecidos são redesenhados. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas com gestores de duas emissoras brasileiras que vêm investindo na distribuição de conteúdos radiofônicos por meio de assistentes de voz, permitindo-nos refletir sobre o papel que estes novos intermediários podem vir a desempenhar no mercado de mídia sonora.Downloads
Published
2019-06-05
How to Cite
Kischinhevsky, M., & Lopez, D. C. (2019). A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data. Observatorio (OBS*), 13(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS13220191427
Issue
Section
Articles