A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data

Authors

  • Marcelo Kischinhevsky Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Debora Cristina Lopez Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS13220191427

Keywords:

Comunicação, Rádio, Smart Speakers, Big Data

Abstract

O presente artigo, de caráter exploratório, analisa a emergência dos smart speakers e a reintermediação que o dispositivo opera no mercado de mídia sonora, num contexto de crescente investimento corporativo em big data. No percurso, são elencados os desafios no horizonte e as oportunidades para as tradicionais emissoras de rádio, que precisarão se tornar parceiras de gigantes de tecnologia para assegurar um lugar de destaque no novo ecossistema midiático, em que hábitos de escuta antes solidamente estabelecidos são redesenhados. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas com gestores de duas emissoras brasileiras que vêm investindo na distribuição de conteúdos radiofônicos por meio de assistentes de voz, permitindo-nos refletir sobre o papel que estes novos intermediários podem vir a desempenhar no mercado de mídia sonora.

Author Biographies

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, onde também se graduou em Jornalismo, é coordenador do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e autor de livros como Radio y medios sociales (UOC: 2017), Rádio e mídias sociais (Ed. Mauad X: 2016) e Rádio sem onda (E-Papers: 2007).

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Letras pela Unioeste. Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin).

Downloads

Published

2019-06-05

How to Cite

Kischinhevsky, M., & Lopez, D. C. (2019). A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data. Observatorio (OBS*), 13(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS13220191427

Issue

Section

Articles