Do impresso para as fanpages: linguagem e formato dos conteúdos dos jornais regionais brasileiros no Facebook a partir de uma perspectiva comparativa

Authors

  • Michele Goulart Massuchin Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Brasil
  • Suzete Gaia de Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS14120201352

Keywords:

jornalismo, redes sociais digitais, Facebook, linguagem, formato dos posts.

Abstract

Este artigo faz uma análise comparativa sobre como jornais regionais brasileiros - “A Tarde” (Nordeste), “Correio Braziliense” (Centro-Oeste), “Diário do Pará” (Norte), “Gazeta do Povo” (Sul) e “O Globo” (Sudeste) – se utilizam do Facebook como ferramenta para distribuição de conteúdo jornalístico. A literatura tem mostrado a migração dos jornais para as redes sociais, porém ainda é necessário observar como se dá o uso deste espaço e se o processo ocorre de forma semelhante em distintos jornais. O objetivo deste texto, portanto, é averiguar de que maneira os jornais selecionados utilizam o Facebook a partir de características relacionadas ao estilo textual, tal como a linguagem textual – formal ou informal – e os diferentes formatos que acompanham a legenda – foto, vídeo, emoticons, gifts, entre outros. Assim, a preocupação da pesquisa é perceber as características estruturais das postagens nos cinco jornais selecionados. A método usado é quantitativo é a técnica utilizada é a análise de conteúdo. O período da coleta de dados compreende duas semanas (entre abril e maio de 2018), sendo que o corpus da pesquisa corresponde a 2825 postagens realizadas pelos impressos no período estipulado. Dentre os principais resultados, notou-se a predominância da linguagem formal, embora dois dos jornais já tenham avançado na busca pela informalidade. Sobre os formatos, percebeu-se um padrão que ainda evita inovações - com poucos vídeos, gifts e memes, por exemplos – porém alguns jornais – especialmente a Gazeta do Povo – tem usado de emoticons e palavras-chaves como forma de atrair a atenção do leitor.

Author Biographies

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Brasil

Professora adjunta do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio de pesquisa na Universidad de Valladolid (UVa - Espanha). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Política e Opinião Pública (CPOP/UFPR) e coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA). É editora da Revista Compolítica e membro do Conselho Editorial da EdUFMA. Tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: campanhas eleitorais, metodologia de pesquisa, jornalismo político e política e internet.

Suzete Gaia de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS). Foi pesquisadora voluntária de Iniciação Científica entre 2016 e 2017 e bolsista CNPq entre 2017 e 2018.

Downloads

Published

2020-03-05

How to Cite

Massuchin, M. G., & Sousa, S. G. de. (2020). Do impresso para as fanpages: linguagem e formato dos conteúdos dos jornais regionais brasileiros no Facebook a partir de uma perspectiva comparativa. Observatorio (OBS*), 14(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS14120201352

Issue

Section

Articles