A visão de jornalistas brasileiros sobre o potencial de influência dos editoriais políticos no debate público atual

Authors

  • Antonio Teixeira de Barros Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação e Treinamento da Câmara dos Deputados (CEFOR)

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS12220181204

Keywords:

Jornalismo político, Debates públicos, Editorial jornalístico, Esfera pública, Jornalismo e política.

Abstract

O editorial jornalístico já exerceu grande influência no debate político. Entretanto, com as transformações tecnológicas e as mudanças culturais recentes, ainda é possível afirmar que esse gênero é influente politicamente na atualidade? Essa é a principal questão discutida no texto. Para tanto, foram entrevistados 120 jornalistas brasileiros que atuam na área política, a fim de captar suas percepções. A pesquisa foi realizada em março de 2017. As principais conclusões mostram que os jornalistas que atuam na área política são leitores de editoriais sobre o tema com regularidade e consideram que este gênero jornalístico ainda é relativamente influente no campo político e no debate público de modo geral, embora seja expressiva a parcela que considera que tal influência é cada vez menor. A diversidade de canais de opinião na atualidade, especialmente com as mídias digitais, e o declínio da mídia impressa são apontadas como as principais razões para a crescente perda da influência dos editoriais na arena política e na opinião pública.

Downloads

Published

2018-06-04

How to Cite

Barros, A. T. de. (2018). A visão de jornalistas brasileiros sobre o potencial de influência dos editoriais políticos no debate público atual. Observatorio (OBS*), 12(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS12220181204

Issue

Section

Articles