Reflexões para uma Epistemologia da Comunicação Digital

Authors

  • Elizabeth Saad Corrêa Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Departamento de Jornalismo e Editoração

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS212008116

Keywords:

comunicação digital, epistemologia, multimídia, digital communication, epistemology

Abstract

Posicionamos este trabalho como uma reflexão sobre as correntes existentes para a proposição de alguns possíveis caminhos epistemológicos que demonstrem como a comunicação digital opera sua práxis de produção de conhecimento. Para isso, iniciaremos com a discussão sobre o conceito de novas mídias e seu respectivo novo campo de conhecimento; a seguir, discutiremos as correlações possíveis entre “estudos de novas mídias” e a Comunicação de forma mais ampla; tais discussões desembocam nas questões referentes aos procedimentos de pesquisa mais adequados à um modelo epistemológico para a comunicação digital embasado nos indícios singulares e acidentais e nas especificades decorrentes da complexidade do objeto; por fim, apresentaremos pontos para discussões futuras e um esboço de modelo. Reflections on a Digital Communication Epistemology This paper proposes some considerations over different existing conceptual views on digital communication practices. Our purpose is to discuss an epistemology for knowledge production in this new field. It begins with the discussion of new media concept itself and its field borders; then, we propose an interconnection between the "new media studies" and the larger Communication Sciences field; these two initial discussions are the basis for some issues and considerations required for more reliable research procedures on digital communication. Over these considerations we suggest that an epistemological model for digital communication research has its foundations on the singularities and accidentalities typical of the complexity of this research object. Evidently, as its proposal and exploratory character, the paper ends with further studies developments.

Author Biography

Elizabeth Saad Corrêa, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Departamento de Jornalismo e Editoração

Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Doutora e Livre Docente em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, Mestre e Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade - USP. Atua como docente e pesquisadora na Área de Interfaces Sociais da Comunicação, sendo vice-coordenadora da mesma área no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. Orienta e desenvolve pesquisas nos campos da informação e comunicação digital, convergência de mídias e estratégia de negócios digitais. É autora do livro Estratégias para a mídia digital: internet, informação e comunicação, São Paulo: Editora Senac, 2003; atua no blog Intermezzo.

Downloads

Published

2008-03-03

How to Cite

Saad Corrêa, E. (2008). Reflexões para uma Epistemologia da Comunicação Digital. Observatorio (OBS*), 2(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS212008116

Issue

Section

Articles