A gestão da informação do conhecimento organizacional das empresas

Francisca Tejedo Romero, Joaquim Filipe Ferraz Esteves Araujo

Abstract


Os avanços técnicos e de comunicação originados pelo desenvolvimento tecnológico levaram as empresas a desenvolver as atividades num contexto que se caracteriza por economias baseadas no conhecimento e na utilização intensiva da tecnologia. O conhecimento tornou-se no recurso mais importante para a criação de vantagens competitivas para as empresas. As empresas procuram explicar, sistematizar e internalizar os sistemas de conhecimento incorporando-os nos sistemas de informação e comunicação, na tecnologia disponível, nos processos de trabalho, nos sistemas de gestão, etc., conhecimento do qual depende a eficácia e eficiência interna (Conhecimento Organizacional/Capital Estrutural). Assim, utilizando a metodologia de análise de conteúdo, o objetivo deste estudo consiste em analisar se as empresas espanholas estão fornecendo informações para os seus stakeholders sobre o seu Capital Estrutural.

Keywords


Conhecimento; Informação; Gestão do Conhecimento; Intangíveis; Capital Estrutural

Full Text:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS922015852