Descontinuidades do audiovisual na segunda geração de conteúdos jornalísticos para tablets

Authors

  • João Canavilhas Universidade da Beira Interior
  • Juliana Fernandes Teixeira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS932015844

Keywords:

Webjornalismo, Audiovisual, Multimedialidade, Dispositivos móveis, Tablets.

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar os conteúdos audiovisuais na segunda geração de produtos jornalísticos exclusivos para tablets. Com essa finalidade, neste trabalho utilizamos o estudo de caso enquanto principal estratégia metodológica. A amostra é composta por produtos autóctones da segunda geração, entre os quais incluímos o La Presse +, o Mail plus e El Mundo de la Tarde. O artigo começa por discutir uma das mais importantes potencialidades dos meios online: a multimedialidade. De seguida, o trabalho delimita a segunda geração de produtos jornalísticos autóctones para tablets, com base nas fases do jornalismo digital e do webjornalismo audiovisual. Por fim, o artigo procura caraterizar essa segunda geração a partir das tendências que a diferenciam da primeira, tendo em consideração o uso dos recursos audiovisuais.

Author Biographies

João Canavilhas, Universidade da Beira Interior

Doutor pela Universidade de Salamanca e Licenciado em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior (UBI), é professor na área do jornalismo e novas tecnologias e subdiretor no Labcom – Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-Line da UBI.

Juliana Fernandes Teixeira, Universidade Federal da Bahia

Jornalista graduada pela UFRJ (2008) e Mestre em Jornalismo pela UFSC (2011). Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas na UFBa, realizou Doutorado-Sanduíche na UBI em 2013-2014 (Bolsista CAPES – Proc.no BEX 8331/13-8). Integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL) e do projeto Laboratório de Jornalismo Convergente.

Downloads

Published

2015-09-04

How to Cite

Canavilhas, J., & Teixeira, J. F. (2015). Descontinuidades do audiovisual na segunda geração de conteúdos jornalísticos para tablets. Observatorio (OBS*), 9(3). https://doi.org/10.15847/obsOBS932015844

Issue

Section

Articles