Descontinuidades do audiovisual na segunda geração de conteúdos jornalísticos para tablets

João Canavilhas, Juliana Fernandes Teixeira

Abstract


O objetivo deste artigo é analisar os conteúdos audiovisuais na segunda geração de produtos jornalísticos exclusivos para tablets. Com essa finalidade, neste trabalho utilizamos o estudo de caso enquanto principal estratégia metodológica. A amostra é composta por produtos autóctones da segunda geração, entre os quais incluímos o La Presse +, o Mail plus e El Mundo de la Tarde. O artigo começa por discutir uma das mais importantes potencialidades dos meios online: a multimedialidade. De seguida, o trabalho delimita a segunda geração de produtos jornalísticos autóctones para tablets, com base nas fases do jornalismo digital e do webjornalismo audiovisual. Por fim, o artigo procura caraterizar essa segunda geração a partir das tendências que a diferenciam da primeira, tendo em consideração o uso dos recursos audiovisuais.

Keywords


Webjornalismo; Audiovisual; Multimedialidade; Dispositivos móveis; Tablets.

Full Text:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS932015844