MODELO CIRCULAR DA INTERAÇÃO: DESIGN DA INTERAÇÃO NA ESFERA DO CIBERJORNALISMO

Authors

  • Inês Amaral Universidade Autónoma de Lisboa / Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho) / Instituto Superior Miguel Torga

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS1042016827

Keywords:

design da interação, ciberjornalismo, paradigmas da comunicação

Abstract

Este artigo visou o desenvolvimento de um modelo conceptual e transdisciplinar para o design da interação na esfera do ciberjornalismo, concretizado numa matriz de análise com base em critérios definidos com o propósito de ser passível de se aplicarem casos concretos. O modelo partiu da premissa de que o Design da Interatividade é o conceito central dos processos de comunicação e interação de produtos informativos online. O modelo que traçamos processa-se ao nível da orientação à tarefa e, consequentemente, à informação. A passagem da audiência (noção tradicional) para o conceito de utilizador assume-se como o pressuposto chave do modelo delineado.

Downloads

Published

2016-12-29

How to Cite

Amaral, I. (2016). MODELO CIRCULAR DA INTERAÇÃO: DESIGN DA INTERAÇÃO NA ESFERA DO CIBERJORNALISMO. Observatorio (OBS*), 10(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS1042016827

Issue

Section

Articles