Conteúdo e interatividade nos portais das revistas brasileiras: uma proposta para análise da cobertura pré-eleitoral

Emerson Urizzi Cervi, Fernanda Cavassana de Carvalho

Abstract


O artigo apresenta uma análise da cobertura pré-eleitoral dos portais das revistas Veja e CartaCapital na internet, a partir da busca sobre o tema “Eleições 2014”. O período de análise vai de janeiro de 2013 a fevereiro de 2014, portanto, antes das definições oficiais das candidaturas. Considera-se que as informações oriundas da imprensa são importantes para o debate público e que Veja e CartaCapital, além de manterem sua versão impressa, reproduzem seus conteúdos para o ambiente online para não perderem público. Nosso objetivo é comparar a produção de conteúdo, o volume de citações dos principais pré-candidatos e a interatividade nas publicações dos dois veículos na internet. Com isso, acreditamos ser possível fazer inferências e considerações sobre a participação dos webleitores e a respeito das tendências de cobertura de cada veículo no período eleitoral. O método de análise é comparativo e os resultados mostram algumas distinções e outras similaridades entre os dois portais.

Keywords


Comunicação Política; Portais informativos online; Eleições Brasileiras 2014.

Full Text:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS932015795