Utilização da Internet e do Facebook pelos mais velhos em Portugal: estudo exploratório

Catarina Rebelo

Abstract


Embora a crescente centralização nas tecnologias de informação e comunicação e o envelhecimento da população sejam duas das principais tendências sociais, poucos estudos se têm dedicado a analisar a relação da população mais velha com a Internet.
Este artigo foca-se nos utilizadores seniores portugueses da Internet e do Facebook e nos seus interesses e motivações para a utilização destas ferramentas.
Refletindo sobre os fenómenos de exclusão digital, da sociedade em rede e do envelhecimento da população este artigo analisa de que forma as questões de literacia, limitações biológicas associadas à idade e a motivação contribuem para o afastamento dos mais velhos da Internet.
Este artigo é um estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com quatro seniores residentes da área da grande Lisboa utilizadores da Internet e do Facebook.
Mais do que informação, os mais velhos parecem procurar online acesso a contactos pessoais e às suas memórias. Parece também existir algum desinteresse pelos conteúdos e contornos da tecnologia provavelmente relacionado com a partilha geracional de determinados valores e preferências (Arnoldi & Colombo 2007) que não estão representados na Internet, moldada por gerações com mais literacias digitais.

Keywords


população sénior; exclusão digital; Internet; Facebook; sociedade em rede

Full Text:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS932015773