Literacia mediática: Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.15847/obsOBS922015771Keywords:
Literacia mediática, práticas mediáticas, competências de literacia mediáticaAbstract
Será que os adultos em formação na Grande Lisboa retratam o país de consumos informativos tipicamente baixos, de que falavam Hallin e Mancini em 2004? Será que se mantêm os baixos níveis de interesse pelas notícias afirmados por José Rebelo e a sua equipa de investigadores, em 2008? Será que, na utilização de internet, a prática mais comum entre estes adultos é a gestão de emails, como revelado pelo Observatório da Comunicação em 2012? E será que os efeitos da exposição aos media (old e new media ) condicionam as competências de literacia mediática dos indivíduos? Este texto apresenta alguns resultados do projeto de investigação “Literacia mediática e cidadania. Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa”, desenvolvido no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), entre 2009 e 2013, e enquadrado no Programa de Doutoramento em Sociologia do ISCTE-IUL. Algumas pistas: os resultados mostram uma clara divisão entre gerações no acesso à informação e que apenas uma minoria gera conteúdos e participa publicamente online.Downloads
Published
2015-04-15
How to Cite
Lopes, P. (2015). Literacia mediática: Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa. Observatorio (OBS*), 9(2). https://doi.org/10.15847/obsOBS922015771
Issue
Section
Articles