O ecrã da (hiper) televisão: novos olhares a partir das emissões dedicadas ao Euro 2012 na TV portuguesa

Authors

  • Felisbela Lopes Universidade do Minho
  • Luís Miguel Loureiro Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho
  • Ivo Neto Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS732013660

Keywords:

Televisão, ecrã, teorias do dispositivo, convergência, estudos televisivos

Abstract

Dando continuidade a uma série de estudos já realizados no âmbito do projecto de investigação em que se insere, o presente trabalho questiona a evolução do ecrã televisivo como dispositivo supostamente convergente. Contrariando uma tendência discursiva dominante, quer na esfera dos media quer na própria produção académica sobre o medium televisivo, clarificam-se aqui alguns dos desenvolvimentos teóricos mais significativos, resultantes dos anos de trabalho que este projecto de investigação já tem. Propõe-se, pois, uma distinção conceptual entre o ecrã prometido pela cultura da convergência, que designamos como ecrã convergente, e o ecrã verdadeiramente resiliente da instituição-televisão, o ecrã centrípeto, que ainda obedece aos princípios de sequência e fluxo enunciados por Raymond Williams nos anos 1970.

Author Biography

Felisbela Lopes, Universidade do Minho

Disciplinas que tem leccionado Jornalismo - 3º ano; Complementos de Jornalismo - 5º Ano.

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Published

2013-09-17

How to Cite

Lopes, F., Loureiro, L. M., & Neto, I. (2013). O ecrã da (hiper) televisão: novos olhares a partir das emissões dedicadas ao Euro 2012 na TV portuguesa. Observatorio (OBS*), 7(3). https://doi.org/10.15847/obsOBS732013660

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