O niilismo de Cláudia Tomaz como prenúncio de um cinema português centrado no miserabilismo humano

Authors

  • Ana Catarina Pereira Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS642012617

Keywords:

niilismo, eterno retorno, passividade feminina, cinema português

Abstract

Cláudia Tomaz é uma das representantes de uma nova geração de realizadores portugueses que começa a filmar nos últimos anos do século XX. Após ter terminado a licenciatura em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, teve oportunidade de trabalhar com algumas das maiores referências cinematográficas nacionais, como Paulo Rocha, Pedro Costa e José Álvaro Morais. Realizou várias curtas-metragens financiadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, documentários experimentais de produção independente e duas longas-metragens - Noites (prémio de melhor filme na semana da crítica no Festival de Veneza, em 2000) e Nós (prémio Bocallino no Locarno Film Festival, em 2003, na Suíça). Reside actualmente em Londres e não considera, de todo, a hipótese de voltar a Portugal. O presente artigo é uma proposta de análise fílmica centrada na primeira longa-metragem de Cláudia Tomaz. A metodologia utilizada não será, no entanto, a mais tradicional, no sentido da identificação da Escola a que a realizadora pertence, no estudo detalhado dos planos e técnicas utilizados ou numa análise cuidada da imagem e do som. Em vez disso, propomos uma reflexão teórica sobre os principais objectivos, valores e ideias que o filme reúne em si, sem deixar de elaborar um juízo crítico relativamente ao filme e à evolução que o percurso cinematográfico da realizadora conheceu nos últimos anos. Destacando aqueles que consideramos serem os principais traços de um estilo e identidade da realizadora, reflectimos ainda sobre a presença das mesmas características numa cinematografia nacional dominante.

Author Biography

Ana Catarina Pereira, Universidade da Beira Interior

Jornalista, mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca. Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Downloads

Published

2012-12-29

How to Cite

Pereira, A. C. (2012). O niilismo de Cláudia Tomaz como prenúncio de um cinema português centrado no miserabilismo humano. Observatorio (OBS*), 6(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS642012617

Issue

Section

Articles