Publicidade Digital nas homepages dos diários generalistas portugueses: os casos do Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público

Sonia Pedro Sebastião, Manuel Valença, Marta Miranda, Ruben Carvalho, Vanessa Vieira Dias

Abstract


A internet afirma-se como suporte publicitário, dado que a publicidade invade o nosso quotidiano. Se os consumidores estão na internet então a publicidade acompanha-os. Contudo, a adaptação da publicidade a este meio tem de respeitar as características técnicas e de utilização. A publicidade nos media online, mais concretamente na área da imprensa, tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, motivando a nossa análise que terá em conta os diários generalistas: Diário de Notícias (DN), o jornal diário nacional mais antigo; o Correio da Manhã (CM) diário generalista popular de maior circulação em Portugal; e o Público, jornal diário de referência e cujo website é o mais visitado entre os órgãos de comunicação generalistas.
O nosso trabalho tem como principal objetivo evidenciar a forma como estes diários generalistas apresentam anúncios publicitários na sua homepage e aferir de que forma a estrutura e o webdesign podem limitar a aposta na publicidade digital. Para tal recorremos à análise estrutural sincrónica das homepages dos diários selecionados e à realização de três entrevistas a responsáveis dos mesmos.

Keywords


Publicidade Digital, Formatos, Análise Websites, Jornais Diários

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DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS000607