As tecnologias de Videoconferência no Ensino Superior Público Português: Tendências e Boas Práticas

Authors

  • Samuel Frazão Martins University of Aveiro
  • Lídia Oliveira University of Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS542011510

Keywords:

Videoconferência, ensino superior, telepresença, e-learning, b-learning

Abstract

Nos últimos anos, o grande desenvolvimento das infra-estruturas de banda larga que ocorreram especialmente nas redes nacionais e internacionais de investigação permitiu um grande desenvolvimento das tecnologias de videoconferência. A proliferação de sistemas de videoconferência em Instituições de Ensino Superior (IES) e a sua integração nas actividades habituais destas instituições exigem uma investigação aprofundada sobre a sua utilização e torna-se pertinente identificar as boas práticas e as tendências de apropriação das tecnologias de videoconferência nas dinâmicas cognitivas e sociais ao nível da formação, da investigação, da gestão e da cooperação com o exterior. Apresentam-se os resultados da investigação que se centrou na utilização das tecnologias de videoconferência nas IES públicas portuguesas e, especialmente, na análise das tendências verificadas ao nível do uso destas tecnologias e respectivas boas práticas, no ensino superior público português. Numa fase inicial, a investigação incluiu uma abordagem a várias IES públicas portuguesas para analisar um conjunto de informações focadas na utilização das infra-estruturas de videoconferência e na exploração do seu potencial. Esta abordagem realizou-se através de uma significativa recolha de dados sobre a frequência e tipos de uso, sobre as tecnologias utilizadas e os métodos de utilização, sobre os objectivos dessa utilização e os objectivos das interacções. Numa segunda fase existiu uma análise da utilização das tecnologias de videoconferência no ambiente de ensino superior com o objectivo de gerar uma compreensão aprofundada sobre os usos, as tendências e as potencialidades destas tecnologias nas IES através da identificação de práticas e percepções dos utilizadores dos sistemas de videoconferência. Nesta fase existiu uma abordagem a professores e estudantes que tiveram uma profunda experiência na utilização da videoconferência. Com esta investigação visou-se traçar o quadro geral do uso das tecnologias de videoconferências nas IES públicas em Portugal e propor um conjunto de recomendações promotoras do uso e da dinamização de boas práticas.

Author Biography

Samuel Frazão Martins, University of Aveiro

Samuel Martins received is degree in Journalism and Communication Sciences, field of Multimedia Communication in 2004 at the University of Porto and his master degree in Multimedia Communication (Digital Audiovisual) at Aveiro University in 2010. His research interests focus on the multimedia applied to education, especially the videoconference technologies aplied in high education environments. He is currently a Senior Educational Technologist and Multimedia Developper at the New Technologies for Education Office of the University of Porto.

Downloads

Published

2011-11-14

How to Cite

Martins, S. F., & Oliveira, L. (2011). As tecnologias de Videoconferência no Ensino Superior Público Português: Tendências e Boas Práticas. Observatorio (OBS*), 5(4). https://doi.org/10.15847/obsOBS542011510

Issue

Section

Articles