Uma abordagem semiótica do anúncio produzido para a Talent S.A.: a narrativa da persuação

Authors

  • Vera Lúcia Crevin Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS412010296

Keywords:

Publicidade, Política, Ideologias, Economia, Consumidor

Abstract

Este artigo pretende revelar as modulações operadas pelo Discurso Publicitário produzido no período da redemocratização no Brasil à luz da teoria Semiótica Greimasiana, buscando encontrar um formato ideológico de produção publicitária e a natureza das conexões entre produtos, contexto sócio-político e comportamento do consumidor. Para tanto, será apresentado um questionamento sobre peça produzida para a agência Talent em 1997, publicada pela revista Veja.

Author Biography

Vera Lúcia Crevin, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Letras, especialização em Gramática da Língua Portuguesa, mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente, é professora nos cursos de Pós Graduação na USP (Marketing Político e Propaganda Eleitoral), Universidade Presbiteriana Mackenzie (graduação e pós-graduação) e Escola Paulista de Direito(graduação e pós-graduação). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, ideologia, lexicologia, semântica, sociossemiótica, comunicação, marketing, publicidade e propaganda. Pesquisadora dos Grupos Nielp (Pesquisa Acadêmica) e CEACOM USP (Pesquisa Empresarial).

Downloads

Published

2010-03-31

How to Cite

Crevin, V. L. (2010). Uma abordagem semiótica do anúncio produzido para a Talent S.A.: a narrativa da persuação. Observatorio (OBS*), 4(1). https://doi.org/10.15847/obsOBS412010296

Issue

Section

Articles