Cultura da portabilidade – Novos usos do rádio e sociabilidades em mídia sonora

Marcelo Kischinhevsky

Abstract


Resumo
Este artigo busca investigar novas sociabilidades engendradas pela mídia sonora em plataformas digitais – web radios, podcasting, sítios de relacionamento. Nos últimos anos, multiplica-se a oferta de conteúdos de áudio online, o que vem alargando as fronteiras do que era definido como rádio. A mídia sonora se reconfigura no rastro de uma série de fenômenos, entre os quais se propõe como unidade de análise a “cultura da portabilidade”. Outro foco de atenção deste trabalho diz respeito às múltiplas interações mantidas por este novo ouvinte, que hoje tem ferramentas para, ocasional ou regularmente, assumir papel ativo no processo de comunicação e tornar-se produtor de formas midiáticas de circulação transnacional.

Abstract
This paper investigates new sociabilities forged by sound media in digital platforms, such as web radios, podcasting, and social networking websites. In the last few years, online audio contents´ distribution has increased tremendously, pushing borders of what we used to call “radio”. Sound media has been reconfigured following a series of phenomena – and we picked one of these as an analysis´ unit: the “portability culture”. The article also focuses multiple interactions kept by new listeners, which now have tools to, occasional or regularly, assume an active role in communication process e become a producer of transnationally distributed mediatic forms.

Keywords


Rádio, internet, portabilidade, mídia sonora, sociabilidade

Full Text:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS312009271