O Ano em que o Cinema que conhecíamos parou: um retrato em três actos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15847/obsOBS0020211904

Keywords:

Cinema, Streaming, Covid-19, Pandemia,

Abstract

Passado um ano de pandemia, podemos afirmar que o panorama cinematográfico se alterou por completo, desde as salas vazias, estreias adiadas, rodagens interrompidas, profissionais em crise, etc. No entanto, além da crise provocada, o streaming consolidou-se e tornou-se na principal forma de ver filmes durante este período. Contudo, levanta questões sobre a vitalidade e sustentabilidade do modelo que conhecíamos até então. Neste artigo, propomos retratar um ano de pandemia em três momentos distintos: os efeitos provocados pela Covid-19 ao sector cinematográfico, a presença fortalecida do streaming e as consequências para o modelo tradicional do cinema, e uma interrogação sobre os caminhos que o cinema irá trilhar num futuro próximo.

Author Biography

Jaime Lourenço, CIES-ISCTE-IUL / Universidade Autónoma de Lisboa

Doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Mestre em Jornalismo e licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. É professor assistente convidado na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), do ISCTE, e membro do NIP-C@M, da UAL. Como jornalista, coordenou a rubrica cultural do jornal Reconquista (Navegações), trabalhou na Warner Bros. Television Production, na RTP, estagiou na TVI (no programa Cinebox), foi apresentador e assistente de produção e redacção do programa E2 (RTP2), membro da 4a edição da Academia RTP, e colaborou pontualmente com várias publicações.

Downloads

Published

2021-05-04

How to Cite

Lourenço, J. (2021). O Ano em que o Cinema que conhecíamos parou: um retrato em três actos. Observatorio (OBS*). https://doi.org/10.15847/obsOBS0020211904